InícioAmbientes planejadosPedra para bancada de cozinha: tipos, características e como escolher

Pedra para bancada de cozinha: tipos, características e como escolher

São tantas opções lindas que temos disponíveis, que fica até difícil escolher uma pedra para bancada de cozinha. Mas, a verdade é que, além da aparência, é necessário considerar outros aspectos dessas pedras, como durabilidade, manchas, entre outras questões, principalmente considerando onde será instalada.

Para ajudar você nessa escolha, sem arrependimentos, veja os detalhes de cada uma das pedras para bancada de cozinha planejada, mais utilizadas no momento, e suas principais características.

Tipos de pedras para bancadas de cozinha

Abaixo, os detalhes das pedras para bancadas de cozinha mais procuradas:

1. Mármore

O mármore é sinônimo de sofisticação e elegância.

Com suas veias e colorações únicas, essa pedra natural traz um toque de luxo a qualquer cozinha. No entanto, o mármore é uma pedra porosa, o que significa que pode manchar com facilidade. E isso é relevante para quem usa a cozinha frequentemente, já que líquidos (como café e molhos) podem deixar marcas.

Contudo, para minimizar este problema, é recomendável optar por mármores mais escuros, como preto ou marrom. Além disso, o mármore exige manutenção regular para manter sua aparência impecável.

2. Granito

O granito é uma das escolhas mais populares para bancadas de cozinha devido à sua resistência e durabilidade.

Ele é resistente a impactos e altas temperaturas, o que o torna ideal para o uso diário. Além disso, o granito está disponível em uma ampla variedade de cores e padrões. Mas, vale lembrar que granitos em tons claros também podem absorver líquidos e manchar, por isso é importante escolher um acabamento impermeável.

Em geral, o granito oferece um bom equilíbrio entre custo e benefício, sendo mais acessível do que o mármore na maioria das vezes.

3. Quartzo

O quartzo é conhecido por sua durabilidade e resistência a manchas.

Geralmente, o que é utilizado em bancadas é a combinação de quartzo e resina, que torna o material mais impermeável, evitando as temidas manchas causadas pelo dia a dia na cozinha.

Essa pedra pode ser encontrada em várias cores, incluindo opções mais específicas, coloridas e vibrantes. No entanto, é uma opção de preço mais elevado e o custo pode variar significativamente dependendo da tonalidade e do acabamento.

4. Ardósia

A ardósia, apesar da procura, é menos conhecida do que as opções anteriores.

Para contextualizar, se trata de uma rocha metamórfica, formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura, que se destaca pela baixa absorção de líquidos e grande resistência.

Disponível em cores mais neutras, a ardósia é uma excelente opção para quem busca um material resistente e com pouca manutenção. Suas características fazem dela uma escolha versátil, que também pode ser usada em pisos e revestimentos.

Porém, a ardósia preta e cinza são particularmente populares devido à sua facilidade de combinação com diferentes estilos de decoração.

Qual é a melhor pedra para a bancada da cozinha, então?

A verdade é que a escolha da pedra ideal depende de alguns fatores, como as necessidades individuais, a rotina na cozinha e o orçamento disponível.

Se a prioridade é um material resistente e com boa relação custo-benefício, o granito é uma excelente opção. Ou, para quem busca uma pedra com alta resistência a manchas e facilidade de manutenção, o quartzo é o mais indicado, apesar de seu custo mais elevado.

Já o mármore é perfeito para quem valoriza uma escolha mais tradicional e está disposto a investir em manutenção, enquanto a ardósia é uma opção diferente do convencional.

E como escolher um modelo que combine com a decoração?

Cada tipo de pedra pode complementar diferentes estilos de decoração.

Para uma cozinha clássica e elegante, o mármore é uma escolha sofisticada. O granito, com suas diversas opções de cores, se adapta bem a estilos contemporâneos e modernos. Porém, a ardósia, com seu visual mais imponente, combina bem com ambientes industriais. Por fim, o quartzo é versátil o suficiente para se adequar a qualquer estilo, desde o minimalista até o mais ousado.

Qual pedra para bancada de cozinha aceita torre de tomada?

A resposta para essa pergunta é bem simples: não é sobre a pedra, mas sim, a torre de tomada, que precisa ser desenvolvida para a instalação em bancadas de pedra.

Por exemplo, todas as torres de tomada da QTMOV PRIME foram pensadas para diversos tipos de instalação, da madeira à pedra. Em especial, para ambientes como cozinhas e banheiros, onde é mais comum a aplicação em superfícies como essas.

Torre de tomada em bancada de cozinha de pedra
Fonte: QTMOV PRIME

Mas, aqui vai uma dica extra: caso você não queira fazer a furação em sua bancada de cozinha, por quaisquer motivos, ainda é possível ter uma torre nesse ambiente. Basta adquirir a Estação Vertical – Extensão Elétrica Tipo Totem.

Tomadas para bancada de pedra
Fonte: QTMOV PRIME

Com ela, não precisa instalação, é só conectar na tomada mais próxima, apoiá-la em sua bancada e começar a usar.

QTMOV Prime
QTMOV Prime
Criada por apaixonados pelo mercado da tecnologia, a QTMOV PRIME surgiu da convicção de que a funcionalidade e o design de produtos elétricos podem ser elevados a um nível superior. Nossos produtos estão presentes em ambientes comerciais e residenciais em todo o país, impulsionando a maneira como as pessoas se conectam, comunicam e interagem com o mundo digital.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis